
De seguida, Leonor entra com Teresa e a criança diz ter medo da trovoada. Maria conta-lhe uma história e Simão e Salvador também se juntam, não dando parte fraca por terem medo da trovoada. Francisco entra para ver o que se passa e fica desconfiado ao ver Catarina com o cabelo molhado, mas esta diz que esteve a tomar banho. Maria tenta encobri-la e Salvador sabe que a irmã esteve no jardim. Francisco sai, Célia encontra-o no corredor e pede-lhe para dormir consigo. Francisco hesita, mas acaba por ceder, apesar de olhar para a porta do quarto onde está Maria.
No dia seguinte, Pedro e Leonor já estão no colégio e trabalham arduamente apara angariar o máximo de apoiantes possível. Pedro monta um palco para fazer um concurso de música e Leonor distribui biscoitos saudáveis. Guga aproxima-se de Leonor, prova um biscoito e esta diz-lhe que os fez a pensar nele. Guga gostado que ouve, mas Constança vem logo impor a sua presença.
Carla procura Fernando e Simão e leva-os para a sala dos professores, onde lhes dá uma tarefa. Simão e Fernando terão que cuidar de um peixe em conjunto. Fernando não gosta da ideia, mas Carla avisa-o que haverá sempre alguém a vigiar. No gabinete do diretor, Alice entrega a Manuel o contrato de promessa de compra e venda do colégio. Alice frisa que não há outra alternativa e Manuel assina o contrato, embora desapontado.
No pátio, Catarina e Pedro tentam aliciar os alunos a subir ao palco, mas a timidez aprece ser geral. Depois, Pedro puxa de uma cartada que tinha na manga e anuncia Abraham Mateo. A apoteose é geral e os alunos deliram com a atuação. Leonor fica incrédula e percebe que acabou de receber um golpe pesado na sua candidatura.
Em casa dos Elias, Célia dá a entender que Francisco dormiu no quarto consigo e pede a Zezinha que suba para levar-lhe uma toalha. Maria faz questão de ser ela a levar a toalha e Francisco brinca com a situação, dizendo que foi assim que se conheceram. Francisco é sincero com Maria e diz-lhe que resolve as coisas com Célia, se ela quiser estar com ele. Célia entra no quarto, Maria fica atrapalhada e entrega a toalha a Célia. Francisco continua nu à espera da toalha. Maria chega à sala, furiosa, e Miquinhas percebe que ela está cheia de ciúmes. Maria diz estar determinada a esquecer Francisco, mas sabe que não será fácil e decide concentrar-se na festa de despedida de Luciano.
Lá em cima, Célia começa a arrumar as suas coisas e diz que não foi lá para casa para se enervar. Célia diz que tenta descansar, mas que aquelas cenas com Maria a deixam enervada. Célia começa a sentir-se mal e Francisco fica preocupado.